A geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos será sem sombra de dúvida a aposta de futuro.
Depende somente de uma fonte gratuita e inesgotável de energia – o Sol
O seu potencial é incomensurável. Lembremo-nos que a energia solar que chega à Terra durante uma hora, e que é absorvida pela atmosfera, biosfera, massas líquidas e continentes, é superior às atuais necessidades energéticas do planeta para mais de um ano.
Não provoca emissões de CO2 para a atmosfera, é silenciosa e não provoca qualquer tipo de poluição.
Tem custos de manutenção baixíssimos quando comparados com os tradicionais meios de produção.
Os parques fotovoltaicos podem ser dimensionados para atender, de forma autónoma, às necessidades de pequenos, médios ou grandes aglomerados populacionais, podendo a sua localização ser próxima ou mesmo contigua àqueles aglomerados, dispensando-se assim avultados investimentos em linhas de transporte e distribuição, associados aos tradicionais métodos de geração.
A energia obtida, através de estações fotovoltaicos, é competitiva quando comparada com o custo da energia obtida pelos métodos convencionais, e muito competitiva quando comparada com os custos decorrentes da obtenção de energia através de geradores elétricos.
Na eventualidade da proximidade de redes de distribuição de energia convencionais, a energia excedentária produzida pelas estações fotovoltaicas, poderá (sem acréscimo de custos significativos) ser integrada e vendida a essa rede, potenciando assim a geração de receita adicional.